Boticas | Dornelas

Casa do Antigo

Anfitriões: Sr. José Medeiros e Paulo Alfredo

Capacidade: Até 50 pessoas.

Horário: Abre por reserva.

Reserva: Obrigatória, preferencial, para grupos acima de 10 pessoas.

Especialidades: Borrego no pote; ossos de assuã com feijão; arroz de costela mindinha; cozido Barrosão. Qualquer que seja a sua escolha, não se esqueça de provar o famoso fumeiro, que só aqui pode encontrar.

Tipo de Taberna: Casa particular com sala preparada para refeições.

No Antigo, pequena localidade de Boticas perto de Dornelas perdida entre montes e vales, fica a Casa do Antigo do Sr. José Medeiros, mesmo ao lado da capela da localidade. A entrada faz-se através de uma porta secular de madeira que dá para um dos pátios mais carismáticos das Tabernas do Alto Tâmega. A casa, erigida sobre uma laje única de rocha naturalmente aplanada, tem uma arquitetura praticamente inalterada desde há mais de 300 anos. Lá dentro, para além nos esperar uma refeição inesquecível onde tudo o que é servido é aqui produzido, podemo-nos aquecer no sempre aceso fogo de chão, sentados nos típicos bancos – escanos – que o rodeiam. Reserva obrigatória e abertura apenas para grupos com um mínimo de 8 pessoas.

Especialidades: borrego no pote; ossos de assuã com feijão; arroz de costela mindinha; cozido Barrosão. Qualquer que seja a sua escolha, não se esqueça de provar o famoso fumeiro, que só aqui pode encontrar.